Ao pensar em fazer um empréstimo para um investimento pessoal, é possível encontrar duas soluções mais viáveis, o crédito consignado e o crédito pessoal. A diferença entre os dois está nos juros, que é mais baixo para os empréstimos consignados devido à garantia do pagamento todos os meses, porque são debitados diretamente nas contas das pessoas.
As taxas estão quase na metade dos valores das taxas de juros para empréstimo pessoal, que variam entre 3,30% a 4,95% ao mês nos principais bancos brasileiros, e até mesmo a 25,40% ao mês, em outros bancos. Com o empréstimo consignado este número chega a variar entre 1,20% e 4,78% ao mês, dependendo do tipo de empréstimo. Os números são do Banco Central do Brasil.
Os valores variam porque os empréstimos consignados estão divididos em três tipos de empréstimos consignados: para aposentados e pensionistas do INSS, para servidores públicos e para funcionários de empresas privadas. As taxas mais baixas estão nos empréstimos para os servidores públicos, que têm empregos com a garantia de uma estabilidade maior. No entanto, o empréstimo consignado para uma pessoa aposentada ou pensionista junto ao INSS também não ultrapassam a taxa de 2,14% ao mês.
Ainda se comparado ao servidor privado, há uma vantagem bem maior em se buscar o empréstimo consignado. As taxas variam entre 1,28% e 4,78% ao mês, sendo que os empréstimos não consignados chegam até mesmo a 25,40% ao mês.
Benefício
A vantagem está na modalidade de crédito, que é diferente do empréstimo pessoal e o principal diferencial é pagamento, que fica ligado ao salário da pessoa que busca o crédito, por isso há vantagens para aposentados e pensionistas, servidores públicos e pessoas com carteira assinada. Categorias estas que contam com comprovação de renda fixa. O que ajuda bancos e instituições financeiras a terem maior segurança sobre o recebimento do valor emprestado.
Esse também é um dos motivos: o crédito é liberado com menos burocracia. Para contratar o empréstimo consignado é necessário apresentar apenas o RG, CPF, comprovante de residência e de renda (holerite, contracheque ou extrato do benefício INSS).
Outro ponto importante é a facilidade do pagamento que não é comprometido pela renda da pessoa que contratar o empréstimo. Como o pagamento é descontado diretamente no salário ou benefício, antes mesmo que o dinheiro caia na sua conta, tornando a transação mais segura e fácil para o controle financeiro.
Gestão
A contratação de consignado nos Estados de Goiás e Maranhão e nas prefeituras de São Luís e Maceió é ainda mais simples e vantajosa para servidores públicos. A gestão do crédito e mediação da relação entre pessoas físicas, bancos e instituição pública é realizada pela Neoconsig, empresa especializada no serviço e com mais de 10 anos de mercado.
A plataforma desenvolvida pela empresa e utilizada por órgãos públicos e bancos é 100% online, o que agiliza o controle das margens consignáveis, auxiliando no lançamento de descontos em folha de pagamento e facilitando o acesso a relatórios e histórico de transações realizadas. Por meio do serviço prestado pela empresa, nas Centrais de Atendimento Use Mais ou por telefone, o servidor público tem acesso às melhores taxas e opções de margens consignáveis mais baixas do mercado. Por outro lado, a instituição financeira garante maior assertividade nas transações e o órgão público reduz esforços operacionais.